A alimentação na primeira infância é reconhecida pelo Currículo da Cidade de São Paulo e pela BNCC como parte essencial do desenvolvimento integral. Na Escola Pitiguari, esse cuidado ganha um lugar especial: acreditamos que alimentar é educar, é criar vínculos e proporcionar experiências que unem cuidado, afeto e aprendizagem.

Desde o início da introdução alimentar, a escola caminha lado a lado com as famílias e com os pediatras. O cardápio é sempre compartilhado, respeitado e ajustado quando necessário, levando em conta tanto a saúde de cada bebê quanto as possibilidades do espaço coletivo. Assim, cada etapa é vivida de forma segura, respeitosa e integrada.
No cotidiano, acolhemos a individualidade de cada bebê. Os mais pequeninos são alimentados, muitas vezes, no colo do educador; um gesto que transmite segurança, proximidade e confiança. Com o tempo, o bebê passa ao cadeirão, vivenciando esse momento de maneira mais autônoma, mas ainda em uma relação próxima e individualizada. Quando já estão mais crescidos, participam em pequenos subgrupos, sentando-se à mesa e compartilhando a refeição com seus pares. Essa transição gradual reforça o respeito ao tempo de cada criança e promove um processo natural de socialização.
Entendemos a alimentação como um momento de prazer e descoberta. Por isso, além das refeições, organizamos propostas de apresentação de alimentos: não se trata de culinária, mas de momentos planejados para que as crianças explorem, toquem, sintam as texturas, cores e aromas. Acreditamos que essa aproximação cria uma relação positiva e prazerosa com o alimento, ajudando a construir hábitos saudáveis desde cedo.
Cada colherada, cada toque, cada olhar é parte de uma experiência que vai muito além de nutrir o corpo: é também nutrir a confiança, a autonomia e o vínculo afetivo. Alimentar-se, na Pitiguari, é estar em conexão consigo, com o outro e com o mundo.
Emanuela Pessoa
Diretora Pedagógica

