Quando eu era criança brincava muito de ser professora ou aluna. Brincava mesmo, era de estar na escola. Naquele tempo já sentia que ensinar e aprender eram dois lados complementares. Havia cadernos, livros velhos, lápis, algumas bonecas e amigos. A nossa escola era a “escola do silêncio”, tínhamos que ficar quietos para não errar as letras e aprender a ler. Lembro que eu me comportava como uma professora séria, que exigia tudo escrito na linha. Curiosamente, lembro ainda que logo nos cansávamos dessa brincadeira. Desistíamos e procurávamos outra escolha. Hoje penso e reflito, será que talvez se pudéssemos brincar enquanto alunos ou até enquanto professores, não pudéssemos gostar mais ainda da brincadeira?
Desde 2019 atuando na Barra Funda, dedicando com excelência a primeira infância, a Escola Pitiguari tem uma história rica e inspiradora.
“É experiência aquilo que“nos passa”, ou que nos toca,
Ou que nos acontece, e ao nos passar nos forma e nos
transforma. Somente o sujeito da experiência está,
portanto, aberto à sua própria transformação.”
Larrosa Bondía
A criança é um ser social que necessita do meio para criar e aprimorar suas habilidades. Ao manipular um objeto e interagir com o outro, olha para si e avalia seus conhecimentos na busca de encontrar novos caminhos, transformando o meio para atender suas necessidades, ela transforma a si mesmo.
A criança não aprende de forma significativa se apenas receber informações, ao viver experiências, que são proporcionadas por um ambiente ou por um adulto, ela é capaz de fazer pesquisas para aprender, levantar hipóteses e investigá-las.
Consideramos a criança competente porque é capaz de pensar o mundo em que vive, de elaborar teorias provisórias, estabelecer relação e diálogo com o seu tempo e espaço.
É uma criança cidadã e não uma futura cidadã. Uma criança rica, pois tem saberes, produz e não apenas consome cultura. Tem ideias, saberes e linguagens das quais utiliza para se expressar. Uma criança protagonista das relações, que se estabelecem no dia a dia com seus pares, familiares, professores e outros sujeitos responsáveis pela condução da infância.
Diante disso, temos como principais eixos educativos o brincar, arte e natureza. Cabendo ao educador o papel de mediador, com a apresentação de uma proposta viva, concreta, levando a criança a pensar e observar o mundo ao seu redor, sendo ela, atuante em seu processo de aprendizagem. Equilibramos o tempo da criança, entre a liberdade de criação e o programa pedagógico dirigido pelo adulto.
Acreditamos em um espaço que educa e gera pesquisa, nesse sentido, as salas possuem condições especiais de montagens, oferendo objetos que instigam, levando a criança a viver experiências de boa qualidade.
Das 07h às 19h | meio período, semi-integral (6h30) e período integral (de 08h, 10h ou 12h).
Assim nasce a “Escola Pitiguari”, um lugar de boas relações, escuta e movimento. Um lugar em que crianças e adultos aprendem sobre o cuidado de si e do outro, descobrem caminhos, afetos, criam vínculos e, principalmente constroem aprendizagens muito significativas para suas vidas. Vivem e constroem experiências por meio da liberdade de se relacionarem com o outro e o espaço. Garantindo aprendizagens significativas que se sustentam em investigações e pesquisas cotidianas. Essa Escola é lugar de quem deseja aprender e de quem sabe que pode viver isso feliz!
Emanuela Pessoa – Diretora da Pitiguari
Estamos ansiosos para recebê-lo na Escola Pitiguari! Agende sua visita para conhecer nossas instalações, interagir com nossa equipe dedicada e descobrir como proporcionamos uma educação de qualidade que nutre o crescimento integral de cada aluno.
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Temos como principais eixos educativos o brincar, conhecer, explorar, estimular, criar e recriar.