Quando eu era criança brincava muito de ser professora ou aluna. Brincava mesmo, era de estar na escola. Naquele tempo já sentia que ensinar e aprender eram dois lados complementares. Havia cadernos, livros velhos, lápis, algumas bonecas e amigos. A nossa escola era a “escola do silêncio”, tínhamos que ficar quietos para não errar as letras e aprender a ler. Lembro que eu me comportava como uma professora séria, que exigia tudo escrito na linha. Curiosamente, lembro ainda que logo nos cansávamos dessa brincadeira. Desistíamos e procurávamos outra escolha. Hoje penso e reflito, será que talvez se pudéssemos brincar enquanto alunos ou até enquanto professores, não pudéssemos gostar mais ainda da brincadeira?
Assim nasce a “Escola Pitiguari”, um lugar de boas relações, escuta e movimento. Um lugar em que crianças e adultos aprendem sobre o cuidado de si e do outro, descobrem caminhos, afetos, criam vínculos e, principalmente constroem aprendizagens muito significativas para suas vidas. Vivem e constroem experiências por meio da liberdade de se relacionarem com o outro e o espaço. Garantindo aprendizagens significativas que se sustentam em investigações e pesquisas cotidianas. Essa Escola é lugar de quem deseja aprender e de quem sabe que pode viver isso feliz!
O brincar é uma necessidade humana, mesmo para os adultos, por isso ele é o eixo central do nosso currículo. Em nossa escola cuidamos do livre brincar, entendemos que o brincar é a primeira ação e experiência que a criança vive desde quando está no útero da sua mãe, ela usa o seu corpo para brincar, assim afirmamos que o maior brinquedo para a criança é o seu corpo.
Sobre nós
Escola Pitiguari – Um olhar para a Infância
Links rápidos